domingo, 5 de agosto de 2007

Jantar Internacional

Na quinta-feira, dia 2 de Agosto, tivemos o nosso jantar internacional. Cada pessoa estava encarregue de cozinhar comida do seu país e depois faríamos um intercâmbio de pratos. Foi excelente!!!

O encontro foi marcado entre as 19 e as 20 em PAX (a nossa residência). Começamos a cozinhar por volta das 18. Eu, a Mara, a Anca e a Reem preparámos os nossos pratos na minha cozinha. A Ghazaleh e o Martin (Suecos) juntaram-se a nós por volta das 19.30 e pela primeira vez a minha cozinha foi o centro da festa ;)! Tivemos apenas de "raptar" uma mesa e umas 15 cadeiras de outras cozinhas... Nada de mais, foi tudo devolvido no final!



Eu cozinhei bife com tomate - não é certamente o prato português mais tradicional, mas é fácil encontrar os ingredientes e de preparar. Sim, porque apesar de estarmos na zona onde o bacalhau é pescado não se come disso por cá... Lol! O acompanhamento foram batatas fritas de pacote, fácil de arranjar e agradar.


Apesar de eu ser uma pessoa difícil de agradar em termos culinários, não sei se foi da boa disposição ou assim, mas o que é certo é que gostei de todos os pratos que provei! E esforcei-me por provar de tudo. Mas como é óbvio, houve uns pratos que me agradaram mais do que outros. Assim, o meu top 3, sem ordem específica, é:


Mara - Tortilha de Patata (Espanha)


Emanuele - Pasta à Matriciana (Itália)



Stefan - Sobremesa (Aústria)

(crepe com gelado por dentro e chocolate quente por fora...)



Também gostei imenso do arroz da Yukiko (Japão) e este era sem dúvida o prato com melhor apresentação.


Embora eu tenha sido a única cozinheira Portuguesa (o Miguel saiu demasiado tarde do hospital), o nosso país esteve muito bem representado, eramos os únicos com bandeira (até batemos os Suecos :P).




Depois do jantar fomos sair, a um bar ao ar livre em Gamla Stan, muito bom. Muito obrigado a todos por esta noite fantástica e um agradecimento especial a todos os que ajudaram a arrumar e a limpar, especialmente os que optando por não sair, ficaram a limpar a cozinha enquanto nós nos despachávamos.



Fantástico ;)!

3 comentários:

Anónimo disse...

k fixe! sao estas coisas do convivio/festança que quase me dao vontade de ir em erasmus...quase :P espero que te estejas a divertir tanto quanto parece :D mas podias ter feito uma coisinha mais ah portuguesa realmente :P lol *

ClaraF disse...

"apesar de estarmos na zona onde o bacalhau é pescado não se come disso por cá" Mais ou menos.. Mas sim, é dificil de arranjar o bacalhau como nós o comemos em Portugal.. (Informação de confiança, de quem já esteve na norway)

De qualquer maneira estava a estranhar ter visitas no meu blog a partir deste porque não estava bem a ver como é que me poderias conhecer.. Mas já vi aí o link para o "Under a vanilla sky", está tudo explicado..

Boa sorte por terras escandinavas.. Aproveita bem o tempo q aí estiveres porque vai-te saber a muito pouco...

bjitos

Anónimo disse...

"Aproveita bem o tempo q aí estiveres porque vai-te saber a muito pouco..."

ai, que me soou mal esta frase! se è verdade que è pouquinho tempito, è tambèm verdade que bem vivido vai-te sempre saber a muitissimo, Xana! te lo dico io. atè porque saberà a pasta matriciana, a bifes com tomate, a tortilla, a crepes, etc.