sábado, 26 de julho de 2008

De livros e leituras

Lembro-me do primeiro livro que li. No verão da 1ª para a 2ª classes a minha professora da primária pediu-nos para lermos "Uma aventura na escola", para praticarmos e porque ela nos iria fazer perguntas sobre o livro quando as férias acabassem. Na altura o verão tinha para mim actividades bem mais atraentes do que a leitura. Foi um sacrifício. E aqui baixinho que ninguém nos ouve, fiz batota. Li para aí os 3 primeiros capítulos e o último e tentei imaginar o resto. O ano recomeçou e não houve perguntas sobre o livro. Mas por altura das férias de Natal, deu-se um clic mágico e devorei com prazer "Uma aventura nas férias de Natal". Foram apenas alguns meses de diferença, mas, sem saber como, a leitura deixou de ser um sacrifício e passou a ser um prazer. Desde então devorei toda a colecção "Uma aventura", outras colecções das mesmas autoras, banda desenhada, romances e por aí fora, sempre com imenso gosto.
Hoje em dia a paixão continua, mas não leio livros extra-faculdade com a regularidade que gostaria. Mas continuo a gostar de discutir livros, de saborear os últimos capítulos, de pensar "é só mais um capítulo" quando devia dormir... Gosto de imaginar as histórias, as personagens, as paisagens. E criar mundos só meus. Gosto de ler em Português, em Inglês (ainda não arrisquei em Francês). Há quem não aguente e espreite a última página, a última palavra. Eu gosto de manter o suspense, mas por vezes confesso que os meus olhos se arrastam rapidamente para o capítulo abaixo ;). Não gosto do conceito "leitor de férias", mas cada vez mais estou a fazer parte dele. Assim sendo para a semana quero ir à biblioteca buscar livros para as férias. Sugestões? Eu não sou esquisita :).
Já agora, que tipo de leitor és tu?

13 comentários:

Unknown disse...

Bem eu infelizmente obedeço ao conceito de leitor de férias... já tentei várias vezes mudar isso mas não consigo.. estou sempre demasiado cansado ou com sono ou com outras coisas para ler (intra-faculdade lol), e como quando se lê um livro é preciso concentração, acabo por nunca ler. Se o tento nessas alturas fico com a impressão de que li imenso e, na verdade, não li nada, porque não consegui imaginar a história, os lugares, as pessoas, as expressões, os gestos e as emoções que eu próprio teria se estivesse naquelas situações.. Mas não gosto de me considerar um leitor de férias, porque tenho sempre imensa vontade de ler e espero daqui para a frente conseguir ler cada vez mais.. adoro filmes, mas mesmo um bom filme nunca substitui um livro.. O toque das folhas, a forma como começas a ler mais e mais depressa à medida que te aproximas do fim, a forma como os olhos deslizam para o capítulo seguinte ou até mesmo para a última palavra (como tu disseste, e que eu faço SEMPRE lol), e a maneira como te dão uma história que vives durante muito mais tempo do que as 2h de um filme... Quanto a sugestões eu não sou a pessoa mais indicada lol mas assim de repente estou a ler o 11 minutos do Paulo Coelho e parece-me bastante diferente dos outros 3 que já li dele... Aconselho-te qualquer um, porque é entrar num mundo visto por olhos totalmente diferentes :) Se não gostares, então olha, espera pelos posts das outras pessoas que não sendo como eu, não os fazem de um tamanho imenso como este nem às 4h da manhã... But hey, consegui ser o primeiro neste, hehe ;) beijinhos e mta leitura!

Sahaisis disse...

A aventura nas férias do natal foi também o meu primeiro livro, na segunda classe também e aí descobri que aquilo da leitura era coisa para durar.
Ler é tão bom, não é?

Sahaisis disse...

ah ok:
crónica de uma morte anuncia do gabriel garcía marquez;
os anos da virginia woolf;
o amante de lady chatterley do d.h. Lawrence;
como àgua para chocolate da laura esquível...
sou do tipo compulsivo ;)

Unknown disse...

Olha e fica mais um voto no Como Água Para Chocolate... é muito bom mesmo :)

Alex disse...

Eu também voto nesse. É que já o li :D. Devorei-o na véspera de um teste de matemática no 12º ano - não conseguia parar ;). Obrigada pela visita, pelos comentários e pelas sugestões. Eu sou uma apaixonada por autores Sul- Americanos, mas ainda não conheço muito bem Gabriel García Marquez, acho que vou começar agora :).

Ska disse...

sou leitor crónico e compulsivo. Se me aparece à frente... leio!

Sahaisis disse...

lê márquez. ele é extraordinário. começa pela crónica de uma morte anunciada. é um conselho. le jorge luis borges, qualquer coisa dele, vale a pena ;)
de facto os sul americanos têm qualquer coisa de extraordinário;)

Anónimo disse...

aahh, cá estou!
então então:
_ michael cunningham (todos todos todos, sem excepção, mas em particular o 'uma casa no fim do mundo'. e estás proibida de ver o filme, esse atentado piroso ao mundo cunninghamesco. já 'as horas' é bom de ver :))

_ douglas coupland (em particular o girlfriend in a coma / coma profundo)

_ mia couto! (mas deste já temos falado, não é verdade?)

_ os livros de crónicas do antónio lobo antunes

_ haruki murakami, embora isto seja perigoso para a tua compulsividade. temo que vás passar noites seguidas em claro porque nunca li nada tão viciante! ainda só li "a crónica do pássaro de corda" e o "kafka à beira-mar", tenho ali o "dança, dança, dança" que trouxe da biblio (tb trouxe "o ano do pensamento mágico" da joan didion e o "à espera no centeio" do salinger, depois digo-te se valem a pena) :)

_ ah ah, o 'sábado' do ian mcewan. a personagem principal é um neurocirurgião, ha ;)

_ a joanne harris é sempre uma coisinha boa de levar na sacola da praia, eu gostei do "cinco quartos de laranja", foi a minha companhia naqueles primeiros dias cinzentos em lisboa no 1º ano :)

eeerrm, não me estou a lembrar de mais coisas, de certeza que faltam muitas. quando me lembrar volto aqui.

AH, muitos destes posso-te emprestar, embora com a tua ida para os algarves e madeira e a minha para o norte e alentejo seja dificil, mas logo combinamos!

eu sou leitora de transportes públicos, de sagrados minutos antes de adormecer todas as noites e de longas tardes de verão :)

chuacs*

Anónimo disse...

(eu juro que o meu comentário anterior não era uma forma de mostrar ao diogo que também sei fazer comentários imensos, :p. excedi-me un petit peu!)

Anónimo disse...

estou certo que ha por aí muitas historias da 2ª guerra mundial à espera de serem lidas!! ;P
ja q as pessoas por aqui gostam de garcia marquez, aconselho "Cem anos de solidão" :)
*

Lourenço disse...

Xana, defino-me como um leitor de 'clássicos' eheh Mas não só. Aqui ficam alguns:

-o velho e o mar. e.hemingway
-crime e castigo. f.dostoyewski
-servidao humana. s.maugham
-a montanha mágica. t.mann
-o livro de san michele. a.munthe
-o estrangeiro. a.camus (um autor impressionante)

Depois se quiseres um escritor dos 'a sério' com livros 'de uma vida', escolhe o sul-africano Coetzee. A VIDA E O TEMPO DE MICHAEL K é irrepetível no futuro da literatura. DESGRAÇA tira-nos o fôlego.

Pois, sul-americanos. Claro. J.L.Borges um assombro. Os 'cem anos de solidão' do GiGi Marquéz uma obrigação na vida.

Porque em Portugal também se escreve: o divertido 'As intermitências da morte' de Saramago. O lindíssimo 'Bichos' de Miguel Torga.

Para livros de medicina, mas dos que dão prazer:
-A cidadela. cronin
-Obra completa do russo Tchekov (muito bom mesmo. vê o conto 'Sala nº6')
-Olhai os lírios do campo. e.veríssimo.
-Retalhos da vida de um médico. f.namora

Férias, para que vos quero?
Para ler, naturalmente.

bj grande

J.MARTINS disse...

SUGESTÃO DO DIA: Escreve o teu.
Beijão

Anónimo disse...

"o ano do pensamento mágico" da joan didion