Nesta 5a feira, dia 25 de Outubro, fiz o meu primeiro banco em Paris. Foi também o primeiro banco onde passei a noite toda no hospital.
No serviço onde estou a estagiar agora, Gastro-enterologia, os bancos (obrigatórios) são das 18h às 8h da manhã e são feitos no serviço de "Reanimation Chirurgicale", ou seja, Cuidados Intensivos Cirúrgicos.
Depois do estágio de 5a de manhã, que acabou por volta das 13.15, vim à Cité almoçar e preparar-me para o banco. Fiz umas sandes para levar comigo, para facilitar o jantar. Estava com algum receio, porque os meus colegas de estágio que já tinham feito banco disseram-me que tinham passado o banco a copiar análises do computador para uma folha ou a organizar os exames nos dossiers dos pacientes.
Por volta das 17.30 parti à aventura. Chegada ao hospital dirige-me ao serviço indicado. Foi muito bom que no vestiário houvesse um cacifo a dizer "Externe", o que nos faz logo sentir minimamente integrados. Depois de vestir os meus "scrubs" de utilização única, dirigi-me ao gabinete médico. Fui bem recebida, ainda pelo médico que tinha estado de serviço durante o dia, porque às 18 é feita a mudança de turno para o médico que fica de banco.
Comecei por ir assistir à colocação de um catéter de hemodíalise na veia jugular direita de uma paciente. Entretanto, na conversa com o médico, que ainda era o que tinha estado de serviço durante o dia, descobri que ele é casado com uma Portuguesa.
Depois assisti à mudança de turno, com uma explicação rápida da história clínica dos vários pacientes. Quando tive oportunidade de falar um pouco mais com o médico de banco, descobri que ele é filho de Portugueses... E esta, hein?
Depois de passar as análises mais recentes dos doentes do computador para as suas fichas de controlo fiz uma ronda pelo serviço com o médico. Ele foi impecável, explicou-me as bases do funcionamento dos Cuidados Intensivos, mostrou-me os parâmetros indicados no monitor e discutiu comigo os vários casos clínicos. Durante a discussão ele fazia-me perguntas e explicava-me uma série de coisas, deu para aprender bastante!
Depois de acabada a ronda, fomos jantar, numa salinha pequena do serviço preparada para esse efeito. Durante o jantar falámos em Português, porque o médico também queria treinar um pouco o português dele :).
Depois fui organizar alguns exames nos dossiers dos pacientes e por volta da 1.30 fui dormir. Dormir no hospital tem uma pinta diferente... Temos direito a um quartinho nas urgências (quase na outra ponta do hospital). É um quarto duplo, com casa de banho individual e que diz na porta "Estudantes hospitalares". Deu para dormir até às 8.15 e depois seguir para o serviço, para o estágio de 6a feira. Depois do estágio ainda fui às aulas da tarde, até às 17!
O balanço foi muito positivo, deu para aprender muito mas também para descansar ;)!